BLOG DO RONY CURVELO

Espero que todos os que acessem este blog e demonstrem interesses pelos artigos aqui escritos, possam contribuir com suas opiniões e observações.

Pesquisar este blog

sábado, 20 de março de 2010

NUNCA NA HISTÓRIA DESTE PLANETA

“Intenções risivelmente ingênuas”

Há uma semana no programa Notícias e Mais, comentei que o Presidente Lula, quer ser o próximo secretário-geral da ONU. Agora a notícia se espalhou pelo mundo e a idéia é confirmada por vários jornais, inclusive o britânico "The Times".

Quanto vale o cargo de secretário-geral da ONU? Provavelmente a compra de vários caças franceses. Agora começamos a entender por que Lula quer tanto agradar ao presidente Francês Nicolas Sarkozy. Mas será que a França tem esta força toda para impôr um candidato?

A viagem de Lula ao Oriente Médio não se pode chamar de fracasso, mas tão pouco atingiu sua meta. Acabou desagradando muita gente poderosa. A secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, disse que eram intenções “risivelmente ingênuas” querer resolver a crise da região.

As recentes declarações apoiando ao regime assassino de Castro em detrimento de apoiar aos dissidentes presos na ilha, aproximar-se de Mahmoud Ahmadinejad e apoiar a Argentina na briga pelas ilhas Falklands, com certeza foram as gotas que faltavam a um banho de água fria nas pretensões.

O atual secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon tem forte apoio dos países para reeleger-se no final de 2011, incluindo os Estados Unidos e Reino Unido que tem poder de veto a aventuras como esta que Sarkozy quer emplacar.

Conversei com representantes de quatro embaixadas ligadas as Nações Unidas em Nova Iorque e todos confirmaram que havia um lobby crescendo para tornar Lula candidato no próximo ano, mas que recentemente perdeu forças. O Único que ainda continua é o Presidente Francês. Seguramente, ele manterá este apoio até que o Brasil compre e pague os caríssimos e desnecessários caças super sônicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário