BLOG DO RONY CURVELO

Espero que todos os que acessem este blog e demonstrem interesses pelos artigos aqui escritos, possam contribuir com suas opiniões e observações.

Pesquisar este blog

sábado, 2 de janeiro de 2010

Minhas Impressões sobre o povo Indiano.

Este ano fiz a minha segunda viagem à Índia. A exemplo da primeira, lidei com gente simpática e, aparentemente, inocente. Saem do seu caminho para ajudar aos demais. Mas levaria horas para descrever as diferentes formas e conceitos criados em minha cabeça sobre o Indiano. Apesar de ter estado na Índia por duas vezes, ainda quero voltar. Tudo é tão surreal, tão diferente e não tão maravilhoso como mostram os cartões postais. Foi o maior choque cultural que já vivi. Um povo que é muito dedicado às coisas da alma e do espírito, e acho que talvez seja esta a razão que suportam e resistem viver em tanta miséria e sujeira. Afinal de contas é um bilhão de indianos e com quase nenhuma infra-estrutura. É um ato de sobrevivência diária. O filme Slumdog ou Quem quer ser milionário, sucesso em 2008 e ganhador de vários Oscar´s em 2009, retrata realisticamente o dia-a-dia deste povo e dos favelados. Os favelados brasileiros estão muito bem obrigado, se comparados, obviamente, com seus pares indianos. Mas o que mais impressiona é que não perdem o senso de humor e de cortesia. Impressionou-me muito. Quero voltar. Vou voltar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário