BLOG DO RONY CURVELO

Espero que todos os que acessem este blog e demonstrem interesses pelos artigos aqui escritos, possam contribuir com suas opiniões e observações.

Pesquisar este blog

Carregando...

domingo, 26 de setembro de 2010

NÃO SE ATREVAM A TOCAR EM NOSSOS DIREITOS

Orgulho-me de ter sido o primeiro a levantar o perigo que nos ameaça nos próximos dias. O eminente perigo ver nossos direitos básicos vilipendiados em nome de uma ideologia atrasada, misturada a um programa de governo moderno, que está sendo implementada por uma facção, que já há algum tempo vem tentando mandar no Brasil.

Os dois principais jornais do Brasil no domingo, 26 de setembro de 2010, unem-se a corrente de alerta e trás nas suas páginas principais, artigos que de forma resumida transcrevo-os aqui.

O Jornal ESTADO DE SÃO PAULO lembra das coberturas importantes da imprensa e dos mais recentes escândalos, que envolvem figuras do governo, além de ressaltar a reação habitual e pouco democrática de um presidente sem postura e que freqüentemente desrespeita a liturgia do cargo que ocupa. O Estadão disse:


Lula, que tem o mau hábito de perder a compostura quando é contrariado, tem também todo o direito de não estar gostando da cobertura que o Estado, como quase todos os órgãos de imprensa, tem dado à escandalosa deterioração moral do governo que preside.

O presidente Lula tem, como se vê, outro mau hábito: julgar os outros por si. Quem age em função de interesse partidário é quem se transformou de presidente de todos os brasileiros em chefe de uma facção que tanto mais sectária se torna quanto mais se apaixona pelo poder. É quem é o responsável pela invenção de uma candidata para representá-lo no pleito presidencial e, se eleita, segurar o lugar do chefão e garantir o bem-estar da companheirada.

O que estará em jogo, no dia 3 de outubro, não é apenas a continuidade de um projeto de crescimento econômico com a distribuição de dividendos sociais. Isso todos os candidatos prometem e têm condições de fazer. O que o eleitor decidirá de mais importante é se deixará a máquina do Estado nas mãos de quem trata o governo e o seu partido como se fossem uma coisa só, submetendo o interesse coletivo aos interesses de sua facção.

E o que dizer da postura nada edificante de um chefe de Estado que despreza a liturgia que sua investidura exige e se entrega descontroladamente ao desmando e à autoglorificação?



Já a FOLHA DE SÃO PAULO no seu editorial de hoje reafirmou seu compromisso com a verdade e a liberdade de expressão, lembrando que o Governo Lula deu enorme contribuição ao crescimento do Brasil, melhorando a condição de vida de muitos brasileiros MAS que nem por isso seu governo pode julgar-se acima de críticas. O direito de inquirir, duvidar e divergir da autoridade pública é o cerne da democracia, que não se resume apenas à preponderância da vontade da maioria.

Se existe risco à vista, é de enfraquecimento do sistema de freios e contrapesos que protege as liberdades públicas e o direito ao dissenso quando se formam ondas eleitorais avassaladoras, ainda que passageiras.

Lula e a candidata oficial têm-se limitado até aqui a vituperar a imprensa, exercendo seu próprio direito à livre expressão, embora em termos incompatíveis com a serenidade requerida no exercício do cargo que pretendem intercambiar.

Fiquem ambos advertidos, porém, de que tais bravatas somente redobram a confiança da utilidade pública do jornalismo livre. Fiquem advertidos de que tentativas de controle da imprensa serão repudiadas-e qualquer governo terá de violar cláusulas pétreas da constituição na aventura temerária de implantá-lo.


Declaro com todas as letras e para que não fiquem dúvidas, se houver tentativa de retirar direitos básicos adquiridos, liberdade de ir e vir, além da de expressão, serei um dos primeiros a partir para a luta, inclusive se necessário for, armado. Este país não será uma Cuba e muito menos uma Venezuela. E isto haveremos de defender a qualquer custo, inclusive com a morte.

12 comentários:

  1. Parabéns pelo artigo! vc expressou tudo que eu queria falar!!! um grande abraço e parabéns pelo programa.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns! Você expressou com a coragem, a inteligência e a clareza de sempre, o que sentimos. Muito obrigada por mais este artigo

    ResponderExcluir
  3. Eu respeito a sua opinião, mas sou totalmente contra esses meios de comunição como a revista inVEJA, que só pensam em criticar o governo Lula. E detesto pessoas que se acham donas da verdade - porque o meu voto é da Dilma e eu prefeiro morrer do que votar no Zumbi Serra, que foi um péssimo governador para São Paulo - imagine como presidente...

    ResponderExcluir
  4. faltam 6 dias para a vitória da Dilma.

    ResponderExcluir
  5. Você é um ótimo jornalista, parabéns pelo programa! Mas tem um detalhe...Minha visão política é totalmente diferente da sua...Principalmente quando eu paro para pensar que 95% da minha família (o que representa muita gente) vai votar na mesma candidata que eu. Mesmo tendo uma visão tão distante, eu continuo a admirá-lo - afinal, cada um tem a sua opinião.

    ResponderExcluir
  6. A imprensa merecia mesmo ser controlada para não publicar bobagens como o Estadão e a Folha.

    ResponderExcluir
  7. Só tenho uma coisa a dizer: Dilma 13, para o Brasil seguir mudando!

    ResponderExcluir
  8. Mesmo que a imprensa exagere às vezes, isso não significa que ela deve ser controlada! Eu respeito muito as conquistas do governo Lula e desejo que Dilma faça um ótimo governo, mas serei totalmente contrário ao controle da mídia.

    ResponderExcluir
  9. Nossa rapaz vc é ridiculo, Enquanto vc for dominado pela familia Victa, Marinho e o Grupo Estadão e Folha de São Paulo irá sempre fazer parte do voto de cabresto da direita.

    Quando estiver em Londres compre o Indepedent e veja o q o jornal ingles fala de Lula e Dilma, vou te mandar um link... Não precisamos de gente como vc para criar o novo Brasil. Precisamos q gente como vc estude o q esta a sua volta e veja q ajudando aos mais pobres todos ganham.

    Dilma e Lula não são perfeitos, + são melhores do q toda direita brasileira.

    Vai pegar em armas vai!!!!????? Vai estudar a historia do teu povo marionete.

    http://br.eleicoes.yahoo.net/noticias/2806/independent-dilma-sera-mulher-mais-poderosa-do-mundo

    ResponderExcluir
  10. Nossas instituíções públicas estão todas corrompidas e nossas autoridades que deverim dar o bom exemplo estão contribuindo para que a mixódia se instale. Não suportam a liberdade de expressão. Até o presidente da república já rasgou sua cópia da Constituição Federal, principalmente em seu artigo V e artigo 37. Não suportam mais serem expostos às verdades, já estamos vivendo a época do ROUBAR PODE, MAS DENUNCIAR O LADRÃO, JAMAIS.
    Vejamos o caso do Ficha Limpa 5 x Ficha Suja 5:
    Depois desse empate, a única atitude mais sensata que poderia ser tomada, seria mandar abrir as portas de todas as cadeias, prisões e penitenciárias, soltar todo mundo e começar tudo de novo. Pelo menos assim o STJ poderia alegar que havia se redimido e que seus “juízes” não rasgaram a Constituição Federal e nem violaram o seu artigo V, que diz que todos são iguais perante a lei. Que falta que faz um judiciário decente no país. Será que não sabem que para haver confiança no país é imprescindível a existência de um sistema judiciário que faça valer as regras da lei, e que não a transgrida somente punido quem é pobre, preto ou puta e também uns poucos íntegros e honestos que não são coniventes com o sistema e tem coragem de denunciar falcatruas, já que a regra geral por aqui é: Roubar, pode, mas denunciar ladrão, jamais. Infelizmente o que já era ruim ficou pior ainda.
    Edson Vergilio / Sorocaba - SP

    ResponderExcluir
  11. Rony meu caro, parabéns pelo trabalho, tanto aqui no blog, como na TV.

    Meu caro veja este post que achei num blog de uma amiga aqui do RJ, onde um pastor usa e abusa do direito da homofobia...fiquei estarrecido com o que li e depois pude conferir nas ruas da cidade..e o que mais me espanta..NINGUÉM está fazendo nada em relação a isso.

    Segue link, espero que vc possa dar uma olhada.

    http://fiornastuffs.blogspot.com/2010/10/e-hitler-fez-escola.html

    .

    Abração

    Att

    Markito

    ResponderExcluir