BLOG DO RONY CURVELO

Espero que todos os que acessem este blog e demonstrem interesses pelos artigos aqui escritos, possam contribuir com suas opiniões e observações.

Pesquisar este blog

domingo, 3 de janeiro de 2010

DESABAFO

Comparto com vocês um pouco dos bastidores das gravações que estamos realizando mundo afora.

Sempre viajamos com duas câmeras: Uma grande completa profissional, com bateria grande, lente com zoom, uma beleza. Uma câmera enorme e com todos os fios e cabos que saem dela, vê-se de longe que se trata de uma equipe profissional de televisão.

Também levamos uma outra pequena, igual a que muitos turistas usam em suas viagens familiares. Somos três viajando: Eu, como repórter, Flávio Arruda como cinegrafista e o Rodrigo Godoy como editor/finalizador.

Rodrigo, como editor sempre tem necessidades especiais de imagens detalhadas e para não encher nossa paciência, delegamos a ele a missão de gravar com a câmera pequena o que ele quer, e os detalhes que ele se especializou em gravar.

Em alguns lugares que vamos sempre pedimos, para desencarno de consciência, autorização as autoridades para gravar. Apesar de autorizações só serem, normalmente, necessárias para gravações que vão interromper trânsito, ou prejudicar o dia-a-dia das pessoas, sempre procuramos nos informar. Como nossas gravações são a estilo jornalístico, onde a maioria das vezes, nem tripé usamos, pouco incomodamos e muitas das vezes nem notam nossa presença.
MAS, a ignorância impera quanto à exigência de autorização para uma câmera grande e uma pequena. Com exceção do zoom, que a grande tem mais recursos, a imagem da câmera pequena é melhor e posso gravar da mesma forma que faço com a grande. Acreditem, em muitos lugares os inteligentes de plantão dizem: Só podem gravar com a pequena, a grande não. É tão ridículo, que em muitos lugares, deixamos a câmera grande no hotel e levamos a pequena e voltamos com o mesmo resultado. Gravamos e captamos a imagem. Não podemos, no entanto, fazer imagem à distancia e outros pequenos truques cinematográficos, mas resolvemos o problema.

Por outro lado, intriga-me o fato de muitas vezes não quererem que filmemos algo e surge sempre a mesma duvida na minha cabeça: O que será diferente neste lugar, depois que gravarmos? O que vai mudar? Que dano a captação da imagem vai causar ao local?

A pessoa que proibiu quer exercer seu poder de autoridade, que provavelmente nem tenha ou, por preguiça de perguntar a um superior se há problema, é mais conveniente e fácil dizer não. O não sempre é mais fácil. Tudo acaba no momento do não. Se o que recebeu o não, que é a maioria, der as costas e for embora, o problema esta resolvido e não se fala mais nisto.

Portanto, proibir de gravar em lugares públicos ou mesmo privados, em vias públicas, que sejam prédios, estátuas, monumentos, o que for, é antidemocrático e proibir de gravar com câmera profissional e permitir com uma pequena caseira, é ignorância e burrice.

6 comentários:

  1. Oi Rony, sou muito fã do noticias e mais
    Um abraço pra tds vcs !!!
    Jefferson de Belem do Pará

    ResponderExcluir
  2. OLÁ RONY,

    ESTAVA ZAPEANDO A TV, E VI VOCÊ FALANDO SOBRE O SEU BLOG, PROCUREI E LI ALGUMAS DE SUAS POSTAGENS.
    ACHEI MUITO INTERESSANTE SUA FORMA DE COMENTAR SOBRE FATOS, LUGARES, PESSOAS, DE UMA FORMA SIMPLES, COERENTE, INTERESSANTE, ENFIM, TODOS OS REQUISITOS DE UM TEXTO LIMPO E CLARO, DIRETO E INTELIGENTE, TORNANDO-O INTERESSANTE E AGRADÁVEL DE SER LIDO, ENFIM, PARABÉNS.

    ALIÁS, APROVEITO PARA CUMPRIMENTÁ-LO TAMBÉM PELA SUA FORMA DE APRESENTAR O PROGRAMA NA CNT, SEMPRE COM BOM HUMOR, COMENTÁRIOS INTELIGENTES E APROPRIADOS.

    SEMPRE ADMIREI PESSOAS QUE FALAM E ESCREVEM BEM, ISSO REVELA VERDADEIRAMENTE, A INTELIGÊNCIA E CRIATIVIDADE DAS PESSOAS, E VOCÊ, TEM ESTAS CARACTERÍSTICAS.

    UM GRANDE ABRAÇO,

    FÁBIO LUÍS STOER

    ResponderExcluir
  3. Assisto todos os dias o programa "Notícias Mais".
    Gosto muito, embora achoque você pega pesado nas críticas o presidente Lula e alivia muito a barra do Governdor José Serr.
    Sou professora de História e estou curiosa para ver o programa com reportagens.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Realmente, tbm espero por seu progama de reportagens...
    Tbm gosto da suas criticas
    as vzs axo infundadas, mas o importante e que vc não tem papas na lingu]fala
    oq pensa
    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Olá Rony Curvelo,
    Primeiramente parabéns pela sua atuação no programa “Notícias e Mais.Parabéns pela sua compet6encia como jornalista cr’tico e pragmático com conhecimento de causa. Meus parabéns em especial pela sua entrevista com o político Ciro Gomes e pela saia justa que você o colocou pela competência dos seus questionamentos. Sinceramente acho Ciro Gomes, assim como seu irmão Cid Gomes, o governador do Ceará e o senador Tasso Jereissati todos farinha do mesmo saco, ou seja, falsos beneméritos, herdeiros do Brasil que confundem sucesso com mérito, pois todos não passam de políticos profissionais que nunca fizeram nada a não ser defender interesses próprios. Observemos seus históricos e currículos e comprovemos que nunca tiveram mérito algum, pois sempre viveram da politicagem de conveniência e de mamar nas tetas do governo. São muito bons em fazer sucesso e serem celebridades, por isso que estão sempre aparecendo na revista CARAS, mas que na realidade são uns embusteiros. Podem até enganarem os eleitores ignorantes, o povo incauto ajudados pela mídia ou pelos jornalistas chapas- brancas, mas não a você que pratica um jornalismo isento e imparcial. Mais uma vez parabéns pela sua competência e coragem em saber usar muito bem essa arma poderosa que é a mídia para esclarecer a população através do verdadeiro jornalismo, imparcial e isento. Pena que você não esteja numa emissora que tenha mais audiência, mas a minha está garantida.Um abraço.
    Edson Vergilio- Sorocaba- eavergilio@ig.com.br.
    Ps.: Post mais, mantenha seu blog atualizado, principalmente comenttando os assuntos da política nacional que você faz tão bem. o que a CNT está esperando para criar um programa exclusivo para você atuar como ancora. Tenho certeza, somente através da divulgação boca-a boca a audiência iria estourar, pois estamos carentes de bons ancoras na TV brasileira.

    ResponderExcluir
  6. Gosto de suas opiniões contundentes. Por mais que as vezes não concordo, admiro muito pessoas que tem opiniões fortes e esclarecedoras.
    Só acho uma pena vc ter abandonado o blog.....

    ResponderExcluir